Cursos Militares

Estas duas meninas lindas são também a alegria para o Pergamus. Parabéns, Larrissa e Jéssica! Saibam que continuamos aqui para o que precisarem! Felicidades! Beijão da Tia Ig.


Ten. Ignez e Romeu Lendro


Igor (Ouro Branco) e Ten.

Ignez

 

 

Ten. Ignez, Glariston, Rotatori,

Rafael e Alberto Duque

 

André Pinto e Ten. Ignez

 

 


Alegria, alegria: Pergamus,

conquistando sonhos!!!!

Ten. Ignez e Marcus (Frango)

 

 

 

 

Albert, Rotatori e Ten. Ignez

Pergamus é isso: é família!

 

André Pinto e Ten. Ignez

   

A bibliografia sugerida não limita nem esgota o programa. Serve apenas como

orientação para as bancas elaboradoras de provas e para os candidatos.

1. LÍNGUA PORTUGUESA

1.1

linguagem: metáfora, metonímia, hipérbole, eufemismo, prosopopéia, antítese; e Tipos de discurso.

TEXTO: Interpretação de textos literários e não-literários. Conotação e denotação. Figuras de

1.2

Morfologia: Processos de formação de palavras; Classes de palavras: substantivo (classificação e

flexão); adjetivo (classificação, flexão de grau e locução adjetiva); advérbio (classificação e locução

adverbial); conjunções (coordenativas e subordinativas); verbo: flexão verbal (números, pessoas,

modos, tempos, vozes), classificação (regulares, irregulares, defectivos, abundantes, auxiliares e

principais) e conjugação dos tempos simples; pronome (classificação e emprego). Colocação dos

pronomes oblíquos átonos. Pontuação. Sintaxe: Análise sintática dos períodos simples (termos da

oração) e composto (coordenação e subordinação); Concordâncias verbal e nominal; Regências verbal

e nominal; Crase.

GRAMÁTICA: Fonética: Encontros vocálicos; Sílaba: tonicidade e acentuação gráfica. Ortografia.

1.3

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA’

1.3.1

Scipione, 2003.

CIPRO, Pasquale Neto; INFANTE, Ulisses. Gramática da língua portuguesa. 2. ed. São Paulo:

1.3.2

ed. Rio de Janeiro: Lexikon Editora Digital, 2008.

CUNHA, Celso; CINTRA, Luís F. Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 5.

2. LÍNGUA INGLESA - NÍVEL BÁSICO (SOMENTE PARA OS CANDIDATOS QUE

OPTAREM PELOS GRUPOS I E II DE ESPECIALIDADES)

2.1

GRAMÁTICA:

2.1.1

Artigos: definido e indefinido.

2.1.2

Substantivos: gênero, plural, contáveis e incontáveis e forma possessiva.

2.1.3

Adjetivos: posição, formação pelo gerúndio e pelo particípio e grau de comparação.

2.1.4

relativos, demonstrativos (pronomes substantivos e adjetivos), possessivos (pronomes substantivos e

adjetivos), reflexivos e relativos.

Pronomes: pessoal do caso reto e do oblíquo, indefinidos (pronomes substantivos e adjetivos),

2.1.5

Pronomes e advérbios interrogativos

2.1.6

Advérbios: formação, tipos e uso.

2.1.7

Numerais

2.1.8

Preposições

2.1.9

Conjunções

2.1.10

Verbos: regulares, irregulares e auxiliares.

2.1.10.1

Tempos verbais: Simple present, Present progressive, Simple past, Past progressive, Future e

Present perfect.

2.1.10.2

Modal verbs

2.1.10.3

Infinitivo e gerúndio

2.1.10.4

Modos imperativo e subjuntivo

2.1.11

Orações condicionais

2.2

COMPREENSÃO DE TEXTOS: Textos de assuntos técnicos e gerais.

2.3

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

IE/EA CFS-B 1-2/2012 Portaria DEPENS nº 126-T/DE-2, de 14 de março de 2011.

49

2.3.1

Classroom Use

BONNER, Margaret; FUCHS, Majorie. Grammar Express Basic – For Self-Study and(edição americana). 1 ed. New York: Longman, 2001.

2.3.2

Thomson, 2007.

COLLINS. Collins Cobuild Advanced Learner’s - English Dictionary. 1 ed. Inglaterra:

2.3.3

COLLINS. Collins Cobuild Elementary English Grammar. 1 ed. Inglaterra: Thomson, 2004.

2.3.4 Dictionary of Contemporary English

. 4 ed. Inglaterra: Longman, 2005.

2.3.5

– ELT, 2004.

MURPHY, Raymond. Essential Grammar in Use. 1 ed. Inglaterra: Cambridge University Press

3. LÍNGUA INGLESA - NÍVEL INTERMEDIÁRIO (SOMENTE PARA OS CANDIDATOS

QUE OPTAREM PELA ESPECIALIDADE CONTROLE DE TRÁFEGO AÉREO – BCT)

3.1

GRAMÁTICA:

3.1.1

Artigos: definido e indefinido.

3.1.2

Substantivos: gênero, plural, contáveis e incontáveis e forma possessiva.

3.1.3

Adjetivos: posição, formação pelo gerúndio e pelo particípio e grau de comparação.

3.1.4

relativos, demonstrativos (pronomes substantivos e adjetivos), possessivos (pronomes substantivos e

adjetivos), reflexivos e relativos

Pronomes: pessoal do caso reto e do oblíquo, indefinidos (pronomes substantivos e adjetivos),

3.1.5

Pronomes e advérbios interrogativos

3.1.6

Determinantes (Determiners: all, most, no, none, either, neither, both, etc.)

3.1.7

Quantificadores (Quantifiers: a lot, a few, a little, etc.)

3.1.8

Advérbios: formação, tipos e uso.

3.1.9

Numerais

3.1.10

Preposições

3.1.11

Conjunções

3.1.12

Verbos: regulares, irregulares e auxiliares.

3.1.12.1

Perfect tenses.

Tempos verbais: Simple present, Present progressive, Simple past, Past progressive, Future e

3.1.12.2

Modal verbs

3.1.12.3

Infinitivo e gerúndio

3.1.12.4

Modos imperativo e subjuntivo

3.1.12.5

Vozes do verbo: ativa, passiva e reflexiva.

3.1.12.6

Phrasal verbs

3.1.12.7

Forma verbal enfática

3.1.12.8

Question tags e tag answers

3.1.13

Discurso direto e indireto

3.1.14

Estrutura da oração: período composto (condicionais, relativas, apositivas, etc.).

3.2

COMPREENSÃO DE TEXTOS: Textos de assuntos técnicos e gerais.

3.3

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:

3.3.1

Classroom Use

BONNER, Margaret; FUCHS, Majorie. Grammar Express Intermediate – For Self-Study and(edição americana). 1 ed. New York: Longman, 2001.

3.3.2

Thomson, 2007.

COLLINS. Collins Cobuild Advanced Learner’s - English Dictionary. 1 ed. Inglaterra:

3.3.3

COLLINS. Collins Cobuild Intermediate English Grammar. 1 ed. Inglaterra: Thomson, 2004.

IE/EA CFS-B 1-2/2012 Portaria DEPENS nº 126-T/DE-2, de 14 de março de 2011.

50

3.3.4 Collins Cobuild English Usage

. 2 ed. Inglaterra: Collins Cobuild, 2004.

3.3.5 Dictionary of Contemporary English

. 4 ed. Inglaterra: Longman, 2005.

3.3.6

ELT, 2004.

MURPHY, Raymond. English Grammar in Use. 1 ed. Inglaterra: Cambridge University Press –

3.3.7 Oxford Collocations Dictionary for students of English

. Oxford University Press.

3.3.8

SWAN, Michael. Practical English Usage. 3 ed. Oxford University Press.

3.3.9

University Press.

THOMPSON, A.J. e MARTINET, A.V.. A Practical English Grammar. 4 ed. Oxford

4. MATEMÁTICA

4.1

contradomínio; gráficos; funções injetora, sobrejetora e bijetora; funções crescente e decrescente;

função inversa; funções polinomial do 1.º grau, quadrática, modular, exponencial e logarítmica;

resolução de equações, inequações e sistemas. Seqüências: progressões aritmética e geométrica.

ÁLGEBRA I: Funções: definição de função; funções definidas por fórmulas; domínio, imagem e

4.2

paralelogramos, do retângulo, do losango e do quadrado; base média do trapézio; perímetros; áreas.

Polígonos: nomenclatura; diagonais; ângulos externos e internos; polígonos regulares inscritos e

circunscritos; perímetros e áreas. Circunferência: definições; elementos; posições relativas de reta e

circunferência; segmentos tangentes; potência de ponto; ângulos na circunferência; comprimento da

circunferência. Círculo e suas partes: conceitos; áreas. Triângulos: elementos; classificação; pontos

notáveis; soma dos ângulos internos; ângulo externo; semelhança; relações métricas em triângulos

quaisquer e no triângulo retângulo; perímetros e áreas.

GEOMETRIA PLANA: Quadriláteros notáveis: definições; propriedades dos trapézios, dos

4.3

radianos; relações de conversão; funções trigonométricas; identidades trigonométricas fundamentais;

fórmulas de adição, subtração, duplicação e bissecção de arcos; equações e inequações

trigonométricas; leis dos senos e dos cossenos.

TRIGONOMETRIA: Razões trigonométricas no triângulo retângulo; arcos e ângulos em graus e

4.4

combinatória: princípio fundamental da contagem; arranjos, combinações e permutações simples;

probabilidades.

ÁLGEBRA II: Matrizes: conceitos e operações; determinantes; sistemas lineares; análise

4.5

Freqüência sem classes; Distribuição de Freqüência com classes; Tipos de Freqüência; Histograma;

Polígono de Freqüência; Somatório; Medidas de Tendência Central: Moda, Média e Mediana.

ESTATÍSTICA: Conceito; População; Amostra; Variável; Tabelas; Gráficos; Distribuição de

4.6

(conceitos, cálculos de diagonais, áreas e volumes).

GEOMETRIA ESPACIAL: Poliedros Regulares; Prismas, Pirâmides, Cilindro, Cone e Esfera

4.7

distância entre dois pontos, área do triângulo, condição de alinhamento de três pontos); da reta

(equação geral, equação reduzida, equação segmentária, posição entre duas retas, paralelismo e

perpendicularismo de retas, ângulo entre duas retas, distância de um ponto a uma reta); e da

Circunferência (equação da circunferência, posições relativas entre ponto e circunferência, entre reta e

circunferência, e entre duas circunferências).

GEOMETRIA ANALÍTICA: Estudo Analítico: do Ponto (ponto médio, cálculo do baricentro,

4.8

Argand-Gauss; módulo; argumento; forma trigonométrica; operações na forma trigonométrica.

Polinômios: conceito; grau; valor numérico; polinômio nulo; identidade; operações. Equações

Polinomiais: conceitos; teorema fundamental da Álgebra; teorema da decomposição; multiplicidade de

uma raiz; raízes complexas; relações de Girard; raízes racionais.

ÁLGEBRA III: Números Complexos: conceitos; igualdade; operações; potências de i; plano de

4.9

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

IE/EA CFS-B 1-2/2012 Portaria DEPENS nº 126-T/DE-2, de 14 de março de 2011.

51

4.9.1

Geometria plana. 8. ed. São Paulo: Atual, 2005. v. 9.

DOLCE, Osvaldo; POMPEO, José Nicolau. Fundamentos de matemática elementar:

4.9.2

Ensino médio. São Paulo: FTD, 2000. v. 1 e v. 2.

GIOVANNI, José Ruy; BONJORNO, José Roberto. Matemática – uma nova abordagem.

4.9.3

Ensino médio. São Paulo: FTD, 2001. v. 3.

GIOVANNI, José Ruy; BONJORNO, José Roberto. Matemática – uma nova abordagem.

4.9.4

FACCHINI, Walter. Matemática para a escola de hoje. São Paulo: FTD, 2006. Volume único.

5. FÍSICA

5.1

decomposição de vetores; conceito de força e suas unidades, sistemas de unidades; sistemas de forças;

momento de uma força em relação a um ponto; equilíbrio de ponto material e de corpo extenso; centro

de gravidade e centro de massa; plano inclinado, e formas de equilíbrio.

ESTÁTICA: Noções de cálculo vetorial – conceito e operações com vetores; composição e

5.2

referencial, trajetória, deslocamento, velocidade e aceleração; Movimento Retilíneo Uniforme

(M.R.U.) - conceito, equação horária e gráficos; Movimento Retilíneo Uniformemente Variado

(M.R.U.V.) - conceito, equações horárias e de Torricelli e gráficos; aceleração da gravidade, queda

livre e lançamento de projéteis no vácuo; e Movimento Circular Uniforme (M.C.U.) - conceito e

aplicações.

CINEMÁTICA: Conceitos básicos de repouso e movimento de ponto material e corpo extenso -

5.3

aplicações; trabalho mecânico, trabalho de forças dissipativas; potência mecânica e rendimento;

energias cinética, potencial gravitacional e potencial elástica; energia mecânica e princípio da

conservação da energia; impulso e quantidade de movimento, colisões, conservação da quantidade de

movimento, e gravitação, leis de Kepler, lei da gravitação universal.

DINÂMICA: Leis de Newton - aplicações; massa e peso dos corpos; Lei de Hooke; atrito e

5.4

de Stevin - vasos comunicantes; princípio de Pascal - aplicações; e princípio de Arquimedes - Empuxo.

HIDROSTÁTICA: Pressão e densidade; pressão atmosférica - experiência de Torricelli; princípio

5.5

princípio de Huygens, reflexão e refração; ondas sonoras, propagação e qualidades do som;

propriedades das ondas sonoras - reflexão, refração, difração e interferência. Tubos sonoros.

ONDAS/ACÚSTICA: Conceito, natureza e tipos; ondas periódicas, princípio da superposição,

5.6

calor: mudanças de estado físico. Dilatação térmica de sólidos e líquidos. Termometria. Escalas

termométricas e calorimetria. Estudo geral dos gases ideais: equação de Clapeyron, leis da

termodinâmica.

CALOR: Calor e temperatura: conceitos, fontes e processos de propagação de calor. Efeitos do

5.7

geométrica. Sombra e penumbra. Reflexão - conceito, leis e espelhos planos e esféricos. Refração:

conceito, leis, lâminas, prismas e lentes. Olho humano - principais defeitos da visão. Instrumentos

ópticos.

ÓPTICA: Luz - fenômenos luminosos, tipos de fontes e meios de propagação. Princípios da óptica

5.8

Campo, trabalho e potencial elétricos. Lei de Coulomb. Capacidade elétrica. Capacitores e

associações. Campo elétrico. Linhas de força. Lei de Gauss. Potencial elétrico. Diferença de potencial

e trabalho num campo elétrico. Corrente elétrica - conceito, efeitos e tipos, condutores e isolantes. Leis

de Ohm, resistores e associações e Ponte de Wheatstone. Circuitos elétricos. Geradores e receptores.

Instrumentos de medição elétrica.

ELETRICIDADE: Conceito e processos de eletrização e princípios da eletrostática. Força elétrica.

5.9

bússola. Classificação das substâncias magnéticas. Campo magnético - conceito e aplicações. Campo

magnético de uma corrente elétrica em condutores retilíneos e espiras. Lei de Biot-Savart. Lei de

Ampère. Eletroímã. Força magnética sobre cargas elétricas e condutores percorridos por corrente

elétrica. Indução eletromagnética. Lei de Faraday. Lei de Lenz.

ELETROMAGNETISMO: Ímãs. Fenômenos magnéticos fundamentais. Força magnética e

IE/EA CFS-B 1-2/2012 Portaria DEPENS nº 126-T/DE-2, de 14 de março de 2011.

52

5.10

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:

5.10.1

Clinton Márcico

BONJORNO, José Roberto; BONJORNO, Regina Azenha; BONJORNO, Valter; RAMOS,. Física: História & Cotidiano. São Paulo: FTD, 2003. v.1, v.2 e v.3.

5.10.2

GASPAR, Alberto. Física 1: Mecânica; Física 2: Ondas, Óptica e Termodinâmica; Física 3:

Eletromagnetismo e Física Moderna. 2. ed. São Paulo: Ática, 2009.

 

                          

 

              

 

AFA

Academia da Força Aérea

 O Pergamus e a AFA/EFOMM/EEAr

 O Curso Pergamus tem obtido um sucesso excepcional na turma da AFA/EFOMM /EEAr, e isso se deve à qualidade de nossa equipe de professores, ao material didático que é produzido exclusivamente para esse fim - revisado anualmente -, aos nossos meios auxiliares facilitadores do ensino (quadro interativo), além, é claro, da nossa aprovação, que é a maior da região (veja nossa galeria de fotos).

Com número limitado de alunos por sala - vinte -, o Curso Pergamus tem se destacado  em Juiz de Fora e região por manter sempre uma qualidade de ensino com assessoramento pedagógico diário e por dar o conforto, na medida certa, aos nossos alunos e professores. Nossas aulas iniciam no dia 1º de fevereiro de 2011 e, embora pareça ser pouco o tempo entre o início e o dia do concurso, é o suficiente, tendo em vista que nossos meios auxiliares otimizam o tempo do aluno e o do professor - aulas enviadas para o aluno, em tempo real, por e-mail permitem que ele preste atenção à aula sem ter que se preocupar em copiar o conteúdo ou a resolução de um problema do quadro.

A prova do concurso de Admissão à AFA/EFOMM/EEAr é composta de Matemática, Física, Inglês, Português (e Redação na EFOMM - classificatória). Consegue êxito aquele que atingir 50% ou mais em cada disciplina e um grau maior na produção textual (EFOMM). Por terem conteúdo comum, orientamos nossos alunos/candidatos a prestarem todos os concursos, como forma de treinamento para aquele a que ele realmente tem em vista.

PROGRAMA DE MATÉRIAS

A bibliografia sugerida não limita nem esgota o programa. Serve apenas como orientação para as bancas elaboradoras de provas e para os candidatos.

 1 FÍSICA

 1.1 CINEMÁTICA ESCALAR

1.1.1 Movimento Uniforme. Movimento com velocidade escalar variável e Movimento Uniformemente Variado. Movimento Vertical no vácuo. Gráficos do Movimento Uniforme e do Movimento Uniformemente Variado.

1.2 VETORES E GRANDEZAS VETORIAIS: CINEMÁTICA VETORIAL

1.2.1 Vetores. Velocidade e aceleração vetoriais. Movimentos circulares. Lançamento horizontal e lançamento oblíquo no vácuo.

 1.3 DINÂMICA

1.3.1 Princípios fundamentais. Leis de Newton. Forças de atrito. Forças em trajetória curvilíneas. Trabalho e energia. Impulso e Quantidade de Movimento. Gravitação Universal.

 1.4 ESTÁTICA

1.4.1 Equilíbrio do ponto material. Equilíbrio dos corpos extensos. Hidrostática.

 1.5 TERMOLOGIA

1.5.l Introdução à termologia. Termometria. Dilatação térmica de sólidos e líquidos.

 1.6 CALOR

1.6.1 Calorimetria. Mudanças de fase. Diagramas de fase. Propagação do calor.

 1.7 TERMODINÂMICA

1.7.1 Estudo dos gases. As leis da Termodinâmica.

 1.8 ÓPTICA

1.8.1 Óptica geométrica. Reflexão da luz e Espelhos planos. Espelhos esféricos. Refração luminosa. Lentes esféricas delgadas. Instrumentos ópticos.

 1.9 ONDAS

1.9.1 Movimento harmônico simples (MHS). Ondas. Interferência de ondas. Ondas sonoras.

 1.10 ELETROSTÁTICA

1.10.1 Eletrização e Força elétrica. Campo elétrico. Trabalho e potencial elétrico. Condutores em equilíbrio eletrostático e Capacitância eletrostática.

 1.11 ELETRODINÂMICA

1.11.1 Corrente elétrica. Resistores. Medidas elétricas. Geradores e Receptores elétricos. Capacitores.

 1.12 ELETROMAGNETISMO

1.12.1 Campo magnético. Força magnética. Indução eletromagnética.

 1.13 BIBLIOGRAFIA

1.13.1 CALÇADA, Caio Sérgio; SAMPAIO, José Luiz. Física Clássica. Volumes l, 2, 3, 4 e 5. São Paulo: Atual, 1998. V.1 – Cinemática, 2.ed.; V.2 – Dinâmica, Estática, 2.ed.; V.3 – Termologia, Fluidomecânica e Análise Dimencional, 2.ed.; V.4 – Óptica e Ondas, 2.ed.; V.5 – Eletricidade, 2.ed.

1.13.2 GASPAR, Alberto. Física. Volumes l, 2 e 3. São Paulo: Ática, 2000. V.1 – Mecânica; V.2 – Ondas, Óptica e Termodinâmica; V.3 – Eletromagnetismo e Física Moderna.

1.13.3 GUALTER, José Biscuola; HELOU, Ricardo Doca; NEWTON, Villas bôas. Tópicos de Física. Volumes l, 2 e 3. São Paulo: Saraiva, 2002. V.1 – Mecânica, 18.ed., 2001; V.2 – Termologia, Ondulatória e Óptica, 16.ed., 2001; V.3 – Eletricidade, Física Moderna e Análise Dimensional, 15.ed., 2001.

1.13.4 MÁXIMO, Antônio; ALVARENGA, Beatriz. Curso de física. Volumes l, 2 e 3. São Paulo: Scipione, 2005. V.1 – 6.ed, 2006; V.2; V.3.

1.13.5 PARANÁ, Dijalma Nunes da Silva. Física. Volumes l, 2 e 3. São Paulo: Ática, 1998. V.1 – Mecânica, 6.ed.; V.2 – Termologia, Óptica e Ondulatória, 7. ed., 1999. V.3 – Eletricidade, 7.ed., 1999.

1.13.6 RAMALHO , Francisco Júnior; NICOLAU, Gilberto Ferraro; TOLEDO, Paulo Antônio Soares.

Os Fundamentos da Física. Volumes l, 2 e 3 – 8.ed.. São Paulo: Moderna, 2006. V.1 – Mecânica; V.2 – Termologia, Óptica e Ondas; V.3 – Eletricidade, Introdução à Física Moderna e Análise Dimencional.

 2 MATEMÁTICA

 2.1 CONJUNTOS NUMÉRICOS

2.1.1 Números naturais e inteiros: indução finita, divisibilidade, mínimo múltiplo comum, máximo divisor comum e decomposição em fatores primos.

2.1.2 Números racionais e reais: operações e propriedades, relações de ordem, valor absoluto e desigualdades.

2.1.3 Números complexos: forma algébrica e trigonométrica. Representação no plano, complexo conjugado e operações. Raízes da unidade.

2.1.4 Seqüências: progressões aritméticas e geométricas.

 2.2 POLINÔMIOS

2.2.1 Conceito, grau e propriedades fundamentais.

2.2.2 Operações, divisibilidade por "x-a" e dispositivo prático de Briot-Ruffini.

 2.3 EQUAÇÕES ALGÉBRICAS

2.3.1 Definição, raízes e multiplicidade. Teorema Fundamental da Álgebra.

2.3.2 Relações entre coeficientes e raízes. Pesquisa de raízes múltiplas. Raízes reais e complexas.

 2.4 ANÁLISE COMBINATÓRIA E PROBABILIDADE

2.4.1 Arranjos, Permutações, Fatorial e Combinações.

2.4.2 Números binomiais. Triângulo de Pascal e Binómio de Newton.

2.4.3 Probabilidade: Definição, Probabilidade Condicional, Eventos Independentes e Distribuição Binomial de Probabilidades.

 2.5 MATRIZES. DETERMINANTES E SISTEMAS LINEARES

2.5.1 Matrizes: conceito, tipos especiais, operações e matriz inversa.

2.5.2 Determinantes: conceito, resolução, propriedades e aplicações.

2.5.3 Sistemas lineares: resolução e discussão.

 2.6 GEOMETRIA ANALÍTICA

2.6.1 Coordenadas cartesianas. Distância entre dois pontos.

2.6.2 Estudo da reta: equação geral, reduzida, segmentaria, paramétricas e normal. Interseção,

paralelismo e perpendicularismo. Distância de um ponto a uma reta. Área de um triângulo e condição de alinhamento de três pontos.

2.6.3 Equação da circunferência: tangências e interseções.

2.6.4 Elipse, hipérbole e parábola: elementos e equações.

 2.7 FUNÇÕES

2.7.1 Domínio, contradomínio e imagem de uma função.

2.7.2 Funções injetoras, sobrejetoras e bijetoras.

2.7.3 Funções compostas, inversa, pares e ímpares.

2.7.4 Funções: linear, quadrática, exponencial, logarítmica, modular e recíproca. Propriedades. Resolução de equações e inequações.

2.7.5 Representação gráfica de funções.

 2.8 TRIGONOMETRIA

2.8.1 Arcos e ângulos: definições, medidas e relações entre arcos.

2.8.2 Funções trigonométricas e funções trigonométricas inversas. Relações fundamentais.

2.8.3 Relações e Identidades. Redução ao 1° quadrante. Adição, subtração, duplicação e bissecção de arcos. Transformação em produto.

2.8.4 Equações e inequações trigonométricas.

2.8.5 Resolução de triângulos. Lei dos senos e dos cosenos.

2.9 GEOMETRIA PLANA

2.9.1 Congruência de figuras planas.

2.9.2 Semelhança de triângulos.

2.9.3 Relações métricas nos triângulos, polígonos regulares e círculos.

2.9.4 Áreas de polígonos, círculo, coroa e setor circular.

 2.10 GEOMETRIA ESPACIAL

2.10.1 Retas e planos no espaço. Paralelismo e perpendicularismo.

2.10.2 Ângulos diedros e ângulos poliedros. Poliedros regulares.

2.10.3 Prismas, pirâmides e respectivos troncos: cálculo de áreas e volumes.

2.10.4 Cilindro, cone e esfera: cálculo de áreas e volumes.

 2.11 BIBLIOGRAFIA

2.11.1 IEZZI, Gelson. Fundamentos de matemática elementar. 8.ed. São Paulo: Atual. V.1.

2.11.2 IEZZI, Gelson. Fundamentos de matemática elementar. 9.ed.. São Paulo: Atual, 2004.V. 2

2.11.3 IEZZI, Gelson. Fundamentos de matemática elementar. 8.ed. São Paulo: Atual. V.3.

2.11.4 IEZZI, G.; HAZZAN, S.. Fundamentos da matemática elementar. 7.ed. São Paulo: Atual, 2004. V. 4.

2.11.5 HAZZAN, S.. Fundamentos da matemática elementar. 7.ed. São Paulo: Atual, 2004. V. 5.

2.11.6 IEZZI, Gelson. Fundamentos de matemática elementar. 7.ed.. São Paulo: Atual, 2004.V. 6.

2.11.7 IEZZI, Gelson. Fundamentos de matemática elementar. 5.ed. São Paulo: Atual, 2005. V.7.

2.11.8 DOLCE, O.; POMPEU, J. N. Fundamentos da matemática elementar. 8.ed. São Paulo: Atual, 2005. V.9.

2.11.9 DOLCE, O.; POMPEU, J. N. Fundamentos da matemática elementar. 6.ed. São Paulo: Atual, 2005. V.10.

 3 LÍNGUA INGLESA

3.1 GRAMÁTICA

 3.1.1 MORFOLOGIA

3.1.1.1 Substantivos: gênero, forma possessiva, número. Pronomes: possessivos, reflexivos, objetivos. Adjetivos: grau de comparação, espécies. Verbos: infinitivos e gerúndios. Verbos: regulares e irregulares.

 3.1.2 SEMÂNTICA

3.1.2.1 Verbos: tempos, modos e formas (presente, passado, futuro simples, contínuo, perfeito, imperativo); substitutos de tempo futuro; verbos modais. Advérbios. Numerais. Preposições; Conjunções. Palavras interrogativas.

 3.1.3 SINTAXE

3.1.3.1 Estrutura da oração. Período composto (condicionais, relativas, apositivas, etc.). Verbos: vozes (ativa, passiva, reflexiva); discurso (direto e indireto). “Question tags”, respostas curtas (“Tag answers”). Verbo: forma verbal enfática. Artigos (definidos e indefinidos).

 3.2 COMPREENSÃO DE TEXTOS

3.2.1 Textos de assuntos técnicos e gerais.

 3.3 BIBLIOGRAFIA

3.3.1 OXFORD ADVANCED LEARNERS DICTIONARY. 7.ed. 2005.

3.3.2 DICTIONARY OF ENGLISH LANGUAGE AND CULTURE. Longman. Pearson Longman.

3.3.3 SWAN, M.; WALTER, C.. The Good Grammar Book; with answers. Oxford, 2001.

3.3.4 FUCHS, M.; BONNER, M. Grammar Express Intermediate; with Answers Key. Longman, 2002.

3.3.5 BOLTON, D.; GOODEY, N.. English Grammar in Steps; with answers. Richmond Publishing:1996.

 4 LÍNGUA PORTUGUESA

 4.1 ESTUDO DE TEXTO

4.1.1 Compreensão de textos literários e não literários

 4.2 GRAMÁTICA

4.2.1 Fonologia: fonemas, encontros consonantais e vocálicos, dígrafos, divisão silábica, acentuação gráfica e ortografia.

4.2.2 Morfologia: estrutura das palavras, formação de palavras, classes de palavras: classificação, flexão e emprego (substantivo, adjetivo, artigo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção e interjeição).

4.2.3 Sintaxe: análise sintática da oração, análise sintática do período, pontuação, regência e concordância, estudo da crase, colocação pronominal.

 4.3 SEMÂNTICA E ESTILÍSTICA

4.3.1 Sinonímia e antonímia, hipononímia e hipernonímia, polissemia, ambigüidade.

 4.4 BIBLIOGRAFIA

4.4.1 CEREJA, W. R.; MAGALHÃES, T. C. Gramática reflexiva: Texto, Semântica e Interação.

2.ed. São Paulo: Atual, 2005.

4.4.2 SAVIOLI, F. P.; FIORIN, J. L. Lições do texto. 7.ed. São Paulo: Ática. 2000. 

 1 REQUISITOS FÍSICOS DE ESTATURA E PESO

 1.1 CFOAV

1.1.1 Os parâmetros de estatura e peso, requeridos aos candidatos, de ambos os sexos, para ingresso no Curso de Formação de oficiais Aviadores (CFOAV), estão de acordo com as limitações antropométricas exigidas aos pilotos da aeronave T-27 (Tucano), utilizada nas instruções de vôo da Academia da Força Aérea (AFA).

1.1.2 Os candidatos deverão apresentar estatura mínima de 1,64 m e estatura máxima de 1,87 m.

1.1.3 Deverão apresentar altura sentada máxima de 97,4cm, distância nádega-joelho máxima de 65,2 cm, peso mínimo de 58,65 kg e peso máximo de 93,53 kg, em virtude dos requisitos antropométricos exigidos para a operação da cadeira de ejeção que equipa a aeronave T-27 Tucano, conforme tabela abaixo:

 TABELA DE LIMITES ANTROPOMÉTRICOS PARA A ANV T-27

 MEDIDA MÍNIMO MÁXIMO

Peso 58,65 kg 93,53 kg

Altura sentado 85,1 cm 97,4 cm

Nádega-joelho 55,1 cm 65,2 cm

 1.1.4 Nesse aspecto, todos os militares, na condição de Cadetes Aviadores realizando o Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAV) na Academia da Força Aérea, serão submetidos a uma nova Inspeção de Saúde, mais específica, destinada a verificar o atendimento aos demais parâmetros antropométricos exigidos em legislação da Diretoria de Saúde da Aeronáutica, para iniciar a instrução de vôo na aeronave T-27 (Tucano).

1.1.5 Os requisitos de peso são estruturados com base no índice de massa corpórea (IMC) e de acordo com a tabela da Organização Mundial de Saúde (OMS), que utiliza a seguinte classificação:

 CLASSIFICAÇÃO IMC

MAGREZA < 18,5

NORMAL 18,5 a 24,9

SOBREPESO 25 a 29,9

OBESIDADE GRAU 1 30 a 34,9

OBSESIDADE GRAU 2 35 a 39,9

OBESIDADE GRAU 3 ≥ 40

 OBSERVAÇÃO: Os valores de IMC não dependem de idade e são iguais para ambos os sexos.

1.1.6 Nas Inspeções de Saúde Iniciais serão considerados como INCAPAZES PARA O FIM A QUE SE DESTINAM, os candidatos que obtiverem os valores de IMC menores que 18,5, caracterizando a magreza, e maiores que 24,9, caracterizando o sobrepeso e os diversos graus de obesidade.

 1.2 CFOINT E CFOINF

1.2.1 O Inspecionado pelas Juntas de Saúde (JS) iniciais, candidato ao CFOINT E CFOINF 2008,

deverá apresentar estatura mínima de 1,55 m, se do sexo feminino e 1,60 m, se do sexo masculino.

1.2.2 Os requisitos de peso são estruturados com base no índice de massa corpórea e de acordo com a

tabela da Organização Mundial de Saúde (OMS), que utiliza a seguinte classificação conforme os itens 1.1.5 e 1.1.6.

 2 REQUISITOS CARDIOCIRCULATÓRIOS

 2.1 CFOAV, CFOINT E CFOINF

2.1.1 Pressão arterial em decúbito dorsal, até 140mmHg (cento e quarenta) de sistólica por até

90mmHg (noventa) de diastólica;

2.1.2 Exame físico do aparelho cardiovascular normal;

2.1.3 Eletrocardiograma de repouso normal;

2.1.4 Exame radiológico do tórax sem anormalidades; e

2.1.5 Ausência de doenças cardiovasculares incapacitantes, de acordo com as IRIS.

 3 REQUISITOS VISUAIS

 3.1 CFOAV (Requisito visual nº 1 da ICA 160-6/2009)

3.1.1 A acuidade visual a seis metros será: visão igual a 1,0 (20/20) em cada olho, separadamente, sem correção.

3.1.2 Acuidade visual a 35 centímetros - J-1 em cada olho, separadamente, sem correção;

3.1.3 Senso cromático - pesquisado por intermédio das Pranchas Pseudo-Isocromáticas, admitindo-se

até 03 (três) interpretações incorretas;

3.1.4 Motilidade Ocular Extrínseca:

a) índices forométricos a 06 (seis) metros, em caso de foria, admite-se os limites nos índices forométricos a 06 (seis) metros, de acordo com o quadro abaixo:

 ENDOFORIA até 10 dioptrias prismáticas

EXOFORIA até 05 dioptrias prismáticas

HIPERFORIA até 01 dioptria prismática

 b) capacidade de divergência: de 03 (três) a 15 (quinze) dioptrias prismáticas. A divergência deve ser igual ou exceder à endoforia; e

c) poder de convergência: o ponto de convergência (PC) não deve exceder à distância interpupilar (DP).

 3.1.5 Campo visual: qualquer escotoma central ou para-central inabilita. Não deverá apresentar contração maior do que 15 (quinze) graus em qualquer meridiano, considerado os limites constantes no quadro abaixo (exame realizado a critério do especialista):

 TEMPORAL 90 graus

SUPERIOR 50 graus

NASAL 60 graus

INFERIOR 70 graus

 3.1.6 Visão de profundidade: será pesquisada em aparelho específico, “Keystone ou Ortho-Rater”.

Será considerada normal a leitura da metade do número de linhas mais uma.

3.1.7 Oftalmotônus: normal, entre 10 a 20 mm/Hg.

 OBSERVAÇÕES

a) Os portadores de dioptrias esféricas negativas (miopia) serão incapacitados.

b) O exame refratométrico deverá ser realizado, obrigatoriamente, sob cicloplegia.

c) Os candidatos ao CFOAV que tiverem sido submetidos à cirurgia refrativa (CERATOTOMIA RADIAL) serão incapacitados.

 3.2 CFOINT (Requisito visual nº 3 da ICA 160-6/2009)

3.2.1 A acuidade visual a seis metros será: visão igual a 0,1 (20/200) em cada olho, separadamente, sem correção, desde que, com o uso de lentes corretoras atinja visão igual a 0,66 (20/30) no mínimo em cada olho, separadamente.

3.2.2 Acuidade visual a 35 centímetros: J-4 em cada olho, separadamente, sem correção, e J-1 com correção.

3.2.3 Senso cromático - pesquisado por intermédio das Pranchas Pseudo-Isocromáticas. Ocorrendo mais de 8 (oito) interpretações incorretas o inspecionando poderá qualificar-se, desde que reconheça, com facilidade, as cores VERMELHA, VERDE, AZUL, ÂMBRAR E BRANCA, utilizadas em aviação.

3.2.4 Motilidade Ocular Extrínseca: excursões oculares normais nas 08(oito) posições cardinais.

3.2.5 Campo visual: normal, pesquisado em relação ao campo visual do examinador.

3.2.6 Oftalmotônus: normal, entre 10 a 20 mm/Hg.

3.3 CFOINF (Requisito visual nº 2 da ICA 160-6/2009)

3.3.1 A acuidade visual a seis metros será: visão igual a 0,5 (20/40) em cada olho, separadamente, sem correção, desde que, com o uso de lentes corretoras, atinja visão igual a 1,0 (20/20).

3.3.2 Acuidade visual a 35 centímetros: J-2 em cada olho, separadamente, sem correção, e J-1 com correção.

3.3.3 Senso cromático - pesquisado por intermédio das Pranchas Pseudo-Isocromáticas, admitindo-se até 03 (três) interpretações incorretas;

3.3.4 Motilidade Ocular Extrínseca:

a) índices forométricos a 06 (seis) metros, em caso de foria, admite-se os limites nos índices forométricos a 06 (seis) metros, de acordo com o quadro abaixo:

 ENDOFORIA até 10 dioptrias prismáticas

EXOFORIA até 05 dioptrias prismáticas

HIPERFORIA até 01 dioptria prismática

 b) capacidade de divergência: de 03 (três) a 15 (quinze) dioptrias prismáticas. A divergência deve ser igual ou exceder à endoforia; e

c) poder de convergência: o ponto de convergência (PC) não deve exceder à distância interpupilar (DP).

3.3.5 Campo visual: normal, pesquisado em relação ao campo visual do examinador.

3.3.6 Visão de profundidade: será pesquisada em aparelho específico, “Keystone ou Ortho-Rater”. Será considerada normal a leitura da metade do número de linhas mais uma.

3.3.7 Oftalmotônus: normal, entre 10 a 20 mm/Hg.

 4 REQUISITOS AUDITIVOS

 4.1 CFOAV (Requisito auditivo nº 1 da ICA 160-6/2009)

4.1.1 Audibilidade com perda tolerável de até 25db (vinte e cinco decibéis) ISO (International Standard Organization), nas freqüências de 250 (duzentos e cinqüenta) a 6.000 (seis mil) ciclos/segundo em cada ouvido, separadamente.

4.1.2 Audibilidade para voz cochichada a 5 (cinco) metros em cada ouvido, separadamente; e

4.1.3 Ausência de sinal evidente de sensibilidade anormal ao ruído.

 4.2 CFOINT E CFOINF (Requisito auditivo nº 2 da ICA 160-6/2009)

4.2.1 Audibilidade com perda tolerável de até 35db (trinta e cinco decibéis) ISO (International Standard Organization), nas freqüências de 500 (quinhentos) a 2.000 (dois mil) ciclos/segundo.

4.2.2 Audibilidade para voz cochichada a 5 (cinco) metros em cada ouvido.

 5 REQUISITOS ODONTOLÓGICOS

 5.1 CFOAV, CFOINT E CFOINF (Requisito odontológico nº 1 da ICA 160-6/2009)

5.1.1 Presença de todos os dentes anteriores naturais, incisivos e caninos, tolerando-se próteses que satisfaçam à estética e às funções.

5.1.2 Presença de, no mínimo, 4 (quatro) molares naturais, 1 (um) em cada hemi-arcada. Os espaços existentes, em decorrência de ausência de molares e/ou pré-molares, deverão estar ocupados por próteses que satisfaçam à estética e funções.

5.1.3 Ausência de cáries.

5.1.4 Ausência de moléstias periodontais evidenciáveis ao exame visual.

5.1.5 Ausência de afecções periapicais constatadas visualmente, ou evidenciadas em exames radiográficos de dentes suspeitos.

5.1.6 Ausência de má-oclusões do tipo, classe II severa e classe III de Angle, tipo óssea.

 6 REQUISITOS ORTOPÉDICOS

 6.1 CFOAV, CFOINT E CFOINF

6.1.1 Os inspecionandos não poderão apresentar no exame ortopédico da Inspeção de Saúde, as seguintes anomalias:

6.1.1.1 Escoliose que ultrapasse 12º (doze graus) Cobb para os candidatos ao CFOAV e CFOINF.

6.1.1.2 Escoliose que ultrapasse 20º (vinte graus) Cobb para os candidatos ao CFOINT.

6.1.1.3 Lordose acentuada, com mais de 48º (quarenta e oito graus) Ferguson no sexo masculino e 60º (sessenta graus) Ferguson no sexo feminino.

6.1.1.4 Cifose que, ao estudo radiológico, apresente mais de 40º(quarenta graus) Cobb, tanto no sexo masculino quanto no feminino.

6.1.1.5 “Genu Recurvatum”, com mais de 5º (cinco graus) além da posição neutra, em raios X lateral, decúbito dorsal com elevação ao nível do calcâneo de 10 cm (dez) em situação de relaxamento.

6.1.1.6 “Genu Varum” que apresente distância bicondilar superior a 7 cm (sete) ao exame clínico, sendo que as radiografias realizadas em posição ortostática, com carga, evidenciem acima de 6º (seis) graus no eixo anatômico.

6.1.1.7 “Genu Valgum” que apresente distância bimaleolar superior a 7 cm (sete), cujas radiografias realizadas em posição ortostática, com carga, evidenciem 6º (seis graus) no sexo masculino e até 9º (nove graus) no sexo feminino, no eixo anatômico.

6.1.1.8 Megapófises de vértebra lombar que apresentem articulação anômala unilateral no estudo radiológico.

6.1.1.9 Espinha bífida com repercussão neurológica.

6.1.1.10 Anomalia no comprimento dos membros inferiores que apresentem, ao exame, encurtamento de um dos membros, superior a 15 mm (quinze), constatado em mensuração referencial da crista ilíaca até o maléolo interno e confirmado através de escanometria de membros inferiores.

6.1.1.11 Hemivértebra, tumores vertebrais (benignos e malignos), seqüela de fraturas que comprometam mais de 50% (cinqüenta por cento) do corpo vertebral, laminectomia, passado de cirurgia de hérnia discal, pinçamento discal lombar maior que 20% (vinte por cento) do espaço intervertebral.

6.1.1.12 Todas as espondilólises e as espondilolisteses.

 7 REQUISITOS DÉRMICOS

 7.1 CFOAV, CFOINT E CFOINF

 7.1.1 Inexistência de cicatriz que, por sua natureza ou localização, possa, em face do uso de equipamento militar e do exercício das atividades militares, vir a motivar qualquer perturbação funcional ou ulcerar-se.

 7.1.2 Inexistência de tatuagem no corpo que afete a honra pessoal, o pundonor militar ou o decoro exigido aos integrantes das Forças Armadas (conforme previsto no Art. 28 do Estatuto dos Militares), tais como as que apresentem símbolos e/ou inscrições alusivas a:

a) ideologias terroristas ou extremistas contrárias às instituições democráticas, ou que preguem a violência e a criminalidade;

b) discriminação ou preconceitos de raça, credo, sexo ou origem;

c) idéias ou atos libidinosos; e

d) idéias ou atos ofensivos às Forças Armadas.

 7.1.3 Inexistência de qualquer tipo de tatuagem, bem como aplicativos do tipo piercing localizados em área do corpo que fique à mostra quando trajando uniformes previstos no Regulamento de Uniformes para Militares do Comando da Aeronáutica (RUMAER – RCA 35-2/2005), inclusive, aquele previsto para a prática de educação física, com as seguintes composições:

a) para homens – camiseta branca, com gládio alado tipo regata; calção azulaeronáutica; meia branca de cano curto e tênis branco, e

b) para mulheres - camiseta branca, com gládio alado olímpica; calção feminino azulaeronáutica; bermuda azul-aeronáutica; “top” azul-aeronáutica; meia branca de cano curto e tênis branco.

 7.1.4 As cicatrizes resultantes de remoção total de tatuagens, independente do método utilizado, deverão obrigatoriamente, obedecer ao disposto no item 7.1.1.

 OBSERVAÇÕES:

1. O não preenchimento de qualquer um dos requisitos descritos acima implicará a incapacidade física do candidato na Inspeção de Saúde para o fim a que se destina. Outras causas de incapacidade física estão descritas no capítulo V da ICA 160-1/2002 (Instruções Reguladoras das Inspeções de Saúde – IRIS).

2. O estabelecido neste anexo representa apenas parte dos requisitos a serem exigidos na Inspeção de

Saúde. Também serão realizados exames de patologia clínica, exames de imagem e outros, de acordo

com o estabelecido nas Instruções Técnicas das Inspeções de Saúde na Aeronáutica – ICA 160-6/2009, aprovada pela Portaria DIRSA, Nº 12/SDTEC, de 09 de março de 2009, alterada pela Portaria DIRSA nº 81/SDTEC, de 17 de dezembro de 2009.

 INFORMAÇÕES SOBRE AVALIAÇÃO DO EXAME DE APTIDÃO PSICOLÓGICA

 1 EXAME DE APTIDÃO PSICOLÓGICA

1.1 O Exame de Aptidão Psicológica para o EA-CFOAV/CFOINT/CFOINF 2011, de caráter seletivo, será realizado segundo os procedimentos e parâmetros fixados em Instrução do Comando da Aeronáutica (ICA) e documentos expedidos pelo Instituto de Psicologia da Aeronáutica (IPA).

 2 DEFINIÇÃO

2.1 Processo de avaliação que visa estabelecer um prognóstico de adaptação por meio da identificação, nos candidatos, de características psicológicas necessárias ao desempenho da função pretendida.

 3 ÁREAS AVALIADAS

3.1 PERSONALIDADE

3.1.1 Conjunto de características herdadas e adquiridas que determinam o comportamento do indivíduo no meio que o cerca. São avaliados os seguintes elementos:

a) aspecto afetivo-emocional;

b) relacionamento interpessoal; e

c) comunicação.

 3.2 APTIDÃO

3.2.1 Conjunto de características que expressam a habilidade com que um indivíduo, mediante treinamento, poderá adquirir conhecimento e destrezas, a serem avaliados através da aptidão geral ou de aptidões específicas.

 3.3 INTERESSE

3.3.1 Demonstração ou expressão de gosto, tendência ou inclinação pelas atividades inerentes ao propósito seletivo.

 4 TÉCNICAS UTILIZADAS

4.1 ENTREVISTAS DE GRUPO OU INDIVIDUAL, DIRIGIDAS E PADRONIZADAS

4.2 TESTES PSICOMÉTRICOS

4.2.1 Inteligência Geral

4.2.2 Aptidão Específica

4.3 TESTE DE APTIDÃO À PILOTAGEM MILITAR (2ª Etapa)

4.3.1 Aptidão Psicomotora

4.3.2 Aptidão Cognitiva

4.4 TESTES DE PERSONALIDADE

4.4.1 Expressivos

4.4.2 Projetivos

4.6 QUESTIONÁRIO DE INTERESSE

 5 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

5.1 O Exame de Aptidão Psicológica para ingresso na Academia da Força Aérea (AFA) obedece a critérios que são estabelecidos em conformidade com os perfis ocupacionais e consubstanciados nos “Padrões Seletivos”, documento de uso exclusivo do IPA, que contém informações básicas, requisitos de desempenho e instrumentos de avaliação psicológica específicos de cada função.

 5.2 Os perfis ocupacionais são elaborados a partir da aplicação de métodos e técnicas científicas com o objetivo de atender adequadamente ao Padrão de Desempenho de Especialidades, documento elaborado pelo Comando-Geral do Pessoal (COMGEP).

5.3 O “Padrão Seletivo” da Academia da Força Aérea (AFA), define os níveis mínimos de desempenho para cada área avaliada. Os candidatos são considerados indicados ao atingirem esses níveis estabelecidos.

5.4 Os candidatos são considerados indicados na segunda etapa do EAP ao atingirem o resultado igual ou maior que quatro.

 6 RESULTADOS

6.1 O resultado da primeira etapa do Exame de Aptidão Psicológica será considerado válido apenas para o ingresso no CFOAV/CFOINT/CFOINF 2011, tendo em vista obedecer a padrão seletivo específico para cada um dos cursos. O resultado do Exame de Aptidão Psicológica será expresso através das menções “Indicado” (I) e “Contra-indicado” (CI).

 6.2 CFOINT e CFOINF.

6.2.1 Para o ingresso no CFOINT/CFOINF 2011, será considerado o resultado da primeira etapa do Exame de Aptidão Psicológica obedecido o padrão seletivo específico para cada um dos cursos. O resultado da primeira etapa do Exame de Aptidão Psicológica será expresso através das menções “Indicado” (I) e “Contraindicado” (CI).

a) Indicado: candidato com prognose favorável de ajustamento e de adaptação ao ambiente de formação e/ou desempenho profissional por haver atingido os níveis de exigências referentes às áreas de personalidade, aptidão e interesse, contidos no perfil ocupacional básico do Curso de Formação de Oficiais Intendentes (CFOINT) ou do Curso de Formação de Oficiais de Infantaria (CFOINF); e

b) Contraindicado: candidato com prognose desfavorável de ajustamento e de adaptação ao ambiente de formação e/ou desempenho profissional, por apresentar resultados abaixo dos níveis de exigências em uma ou mais áreas contidas no perfil ocupacional básico do Curso de Formação de Oficiais Intendentes (CFOINT) ou do Curso de Formação de Oficiais de Infantaria (CFOINF).

 6.3CFOAV

6.3.1 Para o ingresso no CFOAV 2011 será considerado o resultado da segunda etapa do Exame de Aptidão Psicológica , obedecido o padrão seletivo específico para o curso. O resultado da segunda etapa do Exame de Aptidão Psicológica será expresso através das menções “Indicado” (I) e “Contraindicado” (CI).

a) Indicado: candidato que alcançou pelo menos o desempenho mínimo exigido no TAPMIL, para o Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAV), segundo o critério determinado pelos estudos de padronização do teste; e

b) Contraindicado: candidato que não atingiu o desempenho mínimo no TAPMIL, para o Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAV), segundo o critério determinado pelos estudos de padronização do teste.

6.3.2 O resultado da primeira etapa do Exame de Aptidão Psicológica será considerado válido apenas para a realização da segunda etapa do EAP. Este resultado será expresso através das menções “Indicado” (I) e “Contraindicado” (CI).

a) Indicado: candidato que atingiu os níveis de exigências referentes às áreas de personalidade, aptidão e interesse, contidos no perfil ocupacional básico do Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAV); e

b) Contraindicado: candidato com prognose desfavorável de ajustamento e de adaptação ao ambiente de formação e/ou desempenho profissional, por apresentar resultados abaixo dos níveis de exigências em uma ou mais áreas contidas no perfil ocupacional básico do Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAV).

 7 ENTREVISTA INFORMATIVA

7.1 O candidato que obtiver contraindicação após a revisão no Exame de Aptidão Psicológica em grau de recurso, poderá ter acesso à entrevista informativa referente aos resultados por meio de requerimento próprio, dirigido ao Diretor do IPA.

 Siglas utilizadas pelo Comando da Aeronáutica constantes destas Instruções

 AFA - Academia da Força Aérea

BCA - Boletim do Comando da Aeronáutica

CDA - Comissão de Desportos da Aeronáutica

CEMAL - Centro de Medicina Aeroespacial

CFO - Curso de Formação de Oficiais

CFOAV - Curso de Formação de Oficiais Aviadores

CFOINT - Curso de Formação de Oficiais Intendentes

CFOINF - Curso de Formação de Oficiais de Infantaria

CINDACTA - Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo

COMAER - Comando da Aeronáutica

COMAR - Comando Aéreo Regional

DEPENS - Departamento de Ensino da Aeronáutica

DIAP - Documento de Informação de Aptidão Psicológica

DIRAP - Diretoria de Administração do Pessoal

DIRSA - Diretoria de Saúde da Aeronáutica

DOU - Diário Oficial da União

EA - Exame de Admissão

EAP - Exame de Aptidão Psicológica

ECT - Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos

INSPSAU - Inspeção de Saúde

IE/EA - Instruções Específicas para os Exames de Admissão

EPCAR - Escola Preparatória de Cadetes do Ar

FSI - Formulário de Solicitação de Inscrição

ICA - Instrução do Comando da Aeronáutica

IPA - Instituto de Psicologia da Aeronáutica

IRIS - Instruções Reguladoras das Inspeções de Saúde

JEA - Junta Especial de Avaliação

OM - Organização Militar

OMAP - Organização Militar de Apoio

OSA - Organização de Saúde da Aeronáutica

RUMAER - Regulamento de Uniformes da Aeronáutica

SERENS - Serviço Regional de Ensino

TACF - Teste de Avaliação do Condicionamento Físico

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

www.afa.aer.mil.br

 

 

 

 

A EsAEx

A Escola de Administração do Exército anualmente realiza concurso público, de âmbito nacional, para ingresso na carreira militar. O concurso é voltado para profissionais, de nível superior, nas áreas de interesse do Exército, definidas pelo Estado-Maior do Exército, para a formação de oficiais do Quadro Complementar e de Capelães Militares.

O CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS DO QUADRO COMPLEMENTAR (CFO/QC), realizado na EsAEx, prepara alunos de ambos os sexos para desempenhar e assumir as responsabilidades e funções de oficial do Exército, de acordo com as suas áreas de formação, e em qualquer parte do Território Nacional, sempre em atenção aos interesses da Instituição.
O ingresso no CFO/QC se faz por intermédio de processo seletivo e abrange um concurso de admissão, em âmbito nacional e de caráter eliminatório e classificatório, e a verificação dos requisitos biográficos, de saúde e físicos exigidos aos candidatos para a matrícula, conforme o Edital do Concurso mais recente, amparado nas Portarias (Instruções Reguladoras) do Departamento de Educação e Cultura do Exército.

O Pergamus e a EsAEx

O Curso Pergamus, desde 2008, prepara seus alunos (somente em relação à prova de conhecimentos gerais) para a EsAEx. São três dias por semana - 2ª, 4ª e 5ª feiras - de 18:30 às 22:00h. A Língua Estrangeira que é ministrada aqui é o Inglês. O nosso material didático foi produzido e é revisado anualmente por nossa equipe de professores - altamente capacitados e com vasta experiência neste concurso -, e não é vendido ao público externo ao curso. Nossas turmas são compostas de número limitado de alunos por sala de aula (no máximo 30) e os nossos meios auxiliares são de alta tecnologia – quadro interativo -, o que facilita o entendimento conteudístico e otimiza o tempo de estudo, fatores imprescindíveis à excelência  do aproveitamento de nossos alunos.   

Informaçõea Adicionais

Área/Vagas  2010 (PS/2010) 

ÁREAS

VAGAS

1

Administração

10

2

Ciências Contábeis

10

3

Comunicação Social (*)

2

4

Direito

10

5

Economia

2

6

Enfermagem (qualquer especialidade)

3

7

Informática

15

8

Magistério Biologia

2

9

Magistério Geografia

2

10

Magistério História

2

11

Magistério inglês

2

12

Magistério Matemática

2

13

Magistério Português

2

14

Magistério Química

2

15

Magistério Física

2

16

Psicologia

3

17

Veterinária (qualquer especialidade)

4

 

TOTAL

75

(*) Habilitação em Jornalismo.

Concorrência (relação candidato x vaga) dos últimos anos

ÁREA/SUBÁREA

VAGAS

CONCORRÊNCIA

 

PS/2010

PS/2009

PS/2008

CA/2007

CA/2006

PS/2010

PS/2009

PS/2008

CA/2007

CA/2006

Administração

10

10

10

10

10

172

120

90

116

150

Ciências Contábeis

10

11

11

10

10

78

57

42

59

65

Comunicação Social

2

-

4

3

3

135

-

69

114

148

Direito

10

11

11

10

10

136

91

81

110

116

Economia

2

-

-

-

-

67

-

-

-

-

Enfermagem

3

5

5

3

3

309

185

127

156

170

Informática

15

10

11

10

10

61

76

60

72

78

Magistério Biologia

2

-

2

-

2

197

-

130

-

267

Magistério Física

2

-

-

-

-

72

-

-

-

-

Magistério Geografia

2

-

-

-

-

144

-

-

-

-

Magistério História

2

-

-

-

-

254

-

-

-

-

Magistério inglês

2

2

2

2

2

79

59

54

82

107

Magistério Matemática

2

2

2

2

2

119

102

95

114

148

Magistério Português

2

-

-

-

-

204

-

-

-

-

Magistério Química

2

-

-

-

-

75

-

-

-

-

Psicologia

3

2

4

2

2

135

136

67

137

193

Veterinária

4

5

4

4

3

182

109

90

113

158

 

RELAÇÕES DE ASSUNTOS E BIBLIOGRAFIAS INDICADAS PARA O CA/2010 AO CFO/QC/2011

PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS

ÁREA: LINGUA PORTUGUESA

RELAÇÃO DE ASSUNTOS

1. Ortografia.

2. Acentuação.

3. Classe, estrutura e formação das palavras (morfossemântica).

4. A oração e seus termos (morfossintaxe).

5. Concordância verbal e nominal.

6. Regência verbal, regência nominal e emprego da crase.

7. O texto e a construção de sentidos.

8. Coerência, coesão e intertextualidade.

9. Emprego dos tempos e modos verbais.

10. Pontuação.

11. Fenômenos semânticos (metáfora, metonímia, sinonímia, antonímia, eufemismo,

hiperonímia, ambiguidade, vaguidade, polissemia, homonímia).

12. Gêneros e tipos textuais.

BIBLIOGRAFIA:

ANTUNES, Irandé. Lutar com as palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola, 2005.

BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 37. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2009.

BEZERRA, Maria Auxiliadora (Org.). Gêneros textuais e ensino. 4. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005. p. 19-36.

CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 5. ed. rev. e amp. de acordo com a nova ortografia. Rio de Janeiro: Lexikon, 2007.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira S.A.

HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

KOCH, Ingedore. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Contexto, 1997.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. Disponível em: s_funcionalidade.rtf>. Acesso em: 11 fev. 2010. (ou In: DIONÍSIO, Ângela; MACHADO, Anna Rachel);

OLIVEIRA, Luciano Amaral. Manual de semântica. Petrópolis: Vozes, 2008.

ÁREA: HISTÓRIA DO BRASIL

RELAÇÃO DE ASSUNTOS

1. BRASIL COLÔNIA: ADMINISTRAÇÃO, ECONOMIA E SOCIEDADE

a. Capitanias Hereditárias e Governos Gerais.

b. Os principais ciclos econômicos: açúcar, mineração, gado e comércio.

c. Os povos indígenas e a ação jesuítica.

d. A camada senhorial e os escravos.

2. O AVANÇO DA COLONIZAÇÃO E A EXPANSÃO TERRITORIAL

a. As invasões holandesas.

b. A conquista do interior: entradas e bandeiras.

c. Tratados e limites.

3. EXPLORAÇÃO E CONFLITOS

a. O monopólio comercial português.

b. Os movimentos nativistas e anticoloniais.

4. A TRANSFERÊNCIA DA CORTE PORTUGUESA PARA O BRASIL

a. Implantação da estrutura burocrática.

b. A política expansionista de Dom João.

5. A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL E O PRIMEIRO REINADO

a. As lutas pela independência.

b. A Constituição de 1824.

c. D. Pedro I: da impopularidade à abdicação.

6. A POLÍTICA NO PERÍODO REGENCIAL

a. A Guarda Nacional.

b. O Ato Adicional.

c. As revoltas regenciais.

7. D PEDRO II: APOGEU E CRISE DO IMPÉRIO

a. A consolidação da ordem interna: Liberais e Conservadores.

b. Centralização X Parlamentarismo.

c. Modernização: economia e cultura na sociedade imperial.

d. A escravidão e a abolição.

e. Política externa: as questões platinas e a Guerra do Paraguai.

8. A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA

a. Moderados, radicais e positivistas: o avanço das ideias republicanas.

b. Transformações econômicas e sociais: transição para o trabalho livre.

c. A imigração europeia.

d. A Constituição de 1891: os militares e a consolidação da República.

9. A REPÚBLICA DAS OLIGARQUIAS

a. A política dos governadores e a política do “café-com-leite”.

b. O coronelismo e as fraudes eleitorais.

c. Os movimentos sociais no campo e nas cidades.

d. Tenentismo.

e. A Semana de Arte Moderna.

f. Federalismo e presidencialismo.

10. O GOVERNO DE GETÚLIO VARGAS (1930-1945)

a. A Aliança Liberal e a Revolução de 1930.

b. O Governo Provisório (1930-1934) e a Revolução Constitucionalista.

c. O Governo Constitucional (1934-1937) e a Intentona Comunista.

d. O Estado Novo (1937-1945): populismo e intervenção do Estado na economia.

11. A POLÍTICA NO BRASIL PÓS-1945

a. A crise do populismo varguista.

b. O governo JK e o desenvolvimentismo.

c. A crise Institucional dos Governos Quadros e Goulart.

d. As reformas de base e a intervenção militar.

12. O BRASIL PÓS-64

a. Os Atos Institucionais.

b. Os movimentos estudantil e operário.

c. O milagre econômico.

d. A campanha das Diretas Já.

13. A NOVA REPÚBLICA

a. O governo José Sarney: o Plano Cruzado e a Constituição de 1988.

b. Fernando Collor de Mello: do Plano Collor ao impeachement.

c. Fernando Henrique Cardoso: as relações internacionais e o modelo neoliberal no Brasil.

BIBLIOGRAFIA:

AZEVEDO, Gislane Campos; E SERIACOPI, Reinaldo. História. São Paulo: Editora Ática, 2007. 1 v.

BRAICK, Patrícia Ramos. História: das cavernas ao terceiro milênio. São Paulo: Moderna, 2007. 1 v.

CARVALHO, José Murilo de. A construção da ordem: a elite política imperial. Teatro de sombras: a política imperial. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

______. A formação das almas: o imaginário da República no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

CASTRO, Therezinha de. História da Civilização Brasileira. Rio de Janeiro: Capemi, 1982.

COSTA, Emília Viotti da. Da monarquia à república: momentos decisivos. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1999.

FAUSTO, Boris. A revolução de 1930: historiografia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

______. História do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo. Fundação para o Desenvolvimento da Educação, 2000.

______. III. O Brasil Republicano. 2. Sociedade e Instituições (1889-1930). Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990.

FURTADO, Celso. Formação econômica do Brasil. 11. ed. São Paulo: Editora Nacional, 1972.

HOLANDA, Sérgio Buarque. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

LINHARES, Maria Yedda (org.). História geral do Brasil. 9ª edição. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

MAESTRI, Mário. Uma história do Brasil: colônia. São Paulo: Contexto, 2001.

______. Uma história do Brasil: império. São Paulo: Contexto, 2001.

MOTTA, Carlos Guilherme et al. Brasil em Perspectiva. 17. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1988.

REIS, José Carlos. As identidades do Brasil: de Varnhagen a FHC. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2000.

SCHWARTZ, Stuart B. Segredos Internos: engenhos e escravos na sociedade colonial. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

TAVARES, Luís Henrique Dias. O primeiro século do Brasil: da expansão da Europa Ocidental aos governos gerais das terras do Brasil. Salvador: EDUFBA, 1999.

ÁREA: GEOGRAFIA DO BRASIL

RELAÇÃO DE ASSUNTOS:

1. A PRODUÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO BRASILEIRO

a. O território nacional: estado, nação, soberania, fronteiras e limites.

b. A inserção da economia brasileira no processo de globalização da economia, o Brasil e o Mercosul, o desenvolvimento econômico e os indicadores sociais no Brasil.

c. O espaço industrial brasileiro, processo de industrialização, concentração e desconcentração da indústria no Brasil, impactos econômicos, ambientais e urbanos.

d. A urbanização, estrutura, rede e hierarquia urbana brasileira e os problemas urbanos brasileiros.

e. A rede de transportes e comunicação brasileira, sua estrutura e evolução.

f. O espaço rural brasileiro, a estrutura fundiária e problemas sociais rurais no Brasil,

a dinâmica das fronteiras agrícolas, os impactos ambientais e a modernização da agricultura.

g. A formação, estrutura e dinâmica da população brasileira, mercado de trabalho, exclusão social e pobreza, os movimentos migratórios, reflexos sociais e espaciais e a divisão regional do trabalho.

2. A QUESTÃO REGIONAL NO BRASIL

a. A regionalização do país.

b. O planejamento regional no Brasil.

c. As regiões brasileiras, especializações territoriais produtivas.

d. A Amazônia no espaço brasileiro.

3. O ESPAÇO NATURAL BRASILEIRO – SEU APROVEITAMENTO

ECONÔMICO E O MEIO AMBIENTE

a. Aspectos morfoclimáticos do território brasileiro, as bases geológicas do Brasil, as feições e as classificações do relevo brasileiro.

b. Aspectos biogeográficos do território brasileiro.

c. A dinâmica climática no Brasil.

d. Os recursos minerais.

e. As fontes de energia e as políticas energéticas.

f. A biosfera e os ecossistemas no Brasil.

BIBLIOGRAFIA:

AB´SABER, Aziz. Os domínios de Natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.

CARLOS. Ana Fani Alessandri. Novos caminhos da Geografia. São Paulo: Contexto, 2002.

CASTRO, Iná E. de; GOMES, Paulo C.; CORRÊA, Roberto L. (Orgs.). Brasil: questões atuais da reorganização do território. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.

COELHO, Marcos de A.; TERRA, Lygia. Geografia do Brasil. 5. ed. reform. e atual. São Paulo: Moderna, 2002.

FERREIRA, Graça M. L. Atlas Geográfico: Espaço Mundial. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2003.

ROSS, J. L. S. (Org.). Geografia do Brasil. Didática 3. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1995.

SANTOS, Milton. A urbanização brasileira. 5. ed. São Paulo: EDUSP, 2005.

______; SILVEIRA, Maria L. O Brasil: Território e Sociedade no Início do Século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001.

SENE, Eustáquio de. Geografia Geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. 2. ed. atual. São Paulo: Scipione, 2002.

TERRA, Lygia; COELHO, Marcos de A. Geografia Geral e Geografia do Brasil. 5. ed. reform. e atual. São Paulo: Moderna, 2005.

ÁREA: LÍNGUA ESPANHOLA

RELAÇÃO DE ASSUNTOS

1. Lectura comprensión e interpretación textual.

2. Acentuación / Ortografia.

3. Artículos determinados (contracciones AL y DEL) e indeterminados.

4. El artículo Neutro-Lo y su uso.

5. Reglas de eufonía del articulo definido.

6. Numerales: cardinales y ordinales.

7. Sustantivos: género y número.

8. Adjetivos: género y número.

9. Pronombres personales: tónicos y átonos / los demostrativos, posesivos, indefinido, relativos.

10. Preposiciones.

11. Conjunciones.

12. Empleo de y / e; o / u.

13. Adverbios.

14. Empleo de Muy y Mucho.

15. Fonética.

16. Verbos regulares e irregulares: tiempos simples y compuestos.

17. Oraciones simples y compuestas y sus elementos sintácticos.

18. Vocabulario básico.

19. Sinonímia y antonímia.

20. Semántica: divergencias léxicas entre el portugués y el español.

21. Lectura e interpretación de imágenes.

BIBLIOGRAFIA:

BON, Francisco Mate. Gramática comunicativa del Español. 22.ed. Edelsa, Madrid: [s.n.], 1995.

DICCIONARIO DELA REAL ACADEMIA – 22ª edición.

FERNÁNDEZ Díaz, R. Prácticas de fonética española para hablantes de portugués: nivel inicial-intermedio. Madri: Arco/Libros.

GÓMEZ TORREGO, L. Gramática Didáctica del Español. Madrid: Ed. SM., 2007.

LAROUSSE. Diccionario práctico bilingüe: español/portugués. São Paulo: Ed. Michaelis Larousse, 2000.

MILANI, E. M. Gramática de espanhol para brasileiros. São Paulo: Saraiva, 2006.

MORENO. C.; GRETEL, Eres Fernández. Gramática Contrastiva del Español para Brasileños. SGEL, Madrid, 2007.

SEÑAS. Diccionario para la Enseñanza de la Lengua Española para Brasileños. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 2000.

ZAPATEROCIRERA, Mariano. Diccionario de Sinônimos y Antônimos de la Lengua Española. [S.l.]: Verón Editores, 1995.

ÁREA: LÍNGUA INGLESA

RELAÇÃO DE ASSUNTOS

1. Pronouns: subject, object, possessive, interrogative, demonstrative, indefinite.

2. Verb tenses: simple present, simple past (regular and irregular verbs), present continuous, past continuous and future (will and going to), present perfect.

3. Modals: can, could, will, would, should and must.

4. Adjectives: comparative and superlative forms.

5. Adverbs: time, position of adverbs, manner and frequency.

6. Prepositions: time, place and location.

7. Articles: definite and indefinite.

8. Quantifiers: many, much, (a) few, (a) little, a lot and some.

9. Sentences: affirmative, negative and interrogative.

10. Reading comprehension.

BIBLIOGRAFIA:

MURPHY, R. Essential grammar in use. Cambridge: Cambridge University Press, 2002.

SWAN, M.; WALTER, C. The good grammar book. Oxford: Oxford University Press, 2001.

VINCE, Michael. Essential Language Practice. [S.l.]: Macmillan, 2000.

Maiores Informações

 www.esaex.ensino.eb.br