Confiram a reportagem que saiu no site do E-caderno sobre o quadro interativo (lousa digital) e vejam os benefícios que essa aquisição do Curso Pergamus pode trazer para o seu desenvolvimento cognitivo.

 

Tecnologia e interatividade a favor da educação

O quadro interativo é uma ferramenta que pode ajudar professores a criar espaços de aprendizagem que agilizam e seduzem estudantes de todas as idades e capacidades.

Um quadro sensível ao toque ligado a um computador pode ser utilizado de forma similar a um vulgar quadro de ardósia. Contudo, permite aos professores desenvolver suas aulas utilizando uma variedade de conteúdos multimídia, incluindo imagens, apresentações, filmes, internet e sons. Parece futurista pra você?

Investir em qualidade

 

A professora Ignez pode escrever no quadro por cima de frases e textos retirados da internet ou gravados por ela.
Aqui em Juiz de Fora, a realidade dos quadros interativos entrou na vida de alguns estudantes sem nem pedir licença. No iníco no ano, alunos do curso Pergamus, especializado na preparação para concursos militares, se depararam com algo diferente e inovador em sala de aula. “No início, eles ficaram temerosos quanto a existencia do quadro; tratavam a nova ferramenta como um brinquedo de porcelana frágil”, conta a professora e dona do curso, Maria Ignez Figueiredo. Mas, ainda segundo Ignez, a situação logo mudou, e os benefícios da compra de dois dos quadros para o curso, hoje já fazem parte da rotina de aprendizado e estudo de alunos e professores.
  
No curso Pergamus, a idéia surgiu depois de muitas pesquisas na internet. Tecnologias semelhantes já haviam sido implementadas em cursinhos de inglês da cidade como forma de dinamizar e  agilizar o aprendizado da língua estrangeira. Levá-lo à outras disciplinas sem moderar sua utilização foi, segundo Ignez, uma forma simples de investir em qualidade.

“Pedagogicamente sabemos que o processo áudio-visual  é o que ativa a melhor compreensão dos conteúdos. O aprendizado é facilitado e acelerado. O aluno visualiza de forma concreta as dificuldades e particularidades de cada matéria e isso prende sua atenção”, afirma a professora. Dessa forma, aluno e professor entram em sintonia através do auxílio da tecnologia e o aprendizado deixa de ser uma obrigação e passa a representar um prazer.

Liberdade e agilidade em sala de aula

 

O quadro permite interagir com conteúdos retirados da internet em tempo real. Aulas mais dinâmicas e ageis.
A utilização do quadro permite o acesso e a apresentação de informações obtidas através da Internet ou gravadas pelo professor que, dessa forma, controla todo o software através de um simples toque no quadro. Além disso, a tecnologia também permite  que se escreva por cima das imagens no computador usando canetas que incluem uma grande variedade de cores. É possível focar a atenção de todos, nos assuntos tratados e na lição, escrevendo em cima de qualquer aplicação, não só usando os marcadores electrônicos, mas também salientando através de círculos, sublinhando, ou mesmo inserindo novos diagramas diretamente no quadro. E quando há necessidade de modificar as notas pode-se utilizar o apagador e realizar as modificações desejadas.

 “Não existe mais a dúvida em que o professor diz: ‘Isso eu não sei, vou pesquisar e trago’. A instantaneidade com que se tira uma dúvida ou encontra uma curiosidade leva, em termos de andamento das aulas, a uma agilidade impressionante”, constata Ignez.

A professora conta, ainda, que a relação entre alunos e professores melhorou: “Um de nossos alunos, Flávio, chegou a criar uma conta de e-mail para toda sua turma com a finalidade de auxiliar o professor a mandar, via web, todo o conteúdo ensinado na sala de aula”.

No final da aula

Flávio Martins “Para nós é um universo tão diferente que fica muito mais difícil se distrair”
A idéia do estudante Flávio Martins, 21, de criar uma conta de e-mail para a turma foi mais do que coerente. O quadro é capaz de salvar todo o conteúdo ministrado pelo professor durante as aulas. Dessa forma, os alunos podem receber cópias da matéria que foi abordada durante a aula, imprimindo as notas através de uma impressora ou enviando para os alunos através da internet. Tendo as aulas gravadas no computador, os alunos poderão, depois, abrir as suas cópias do documento e rever as notas exatamente como o professor as escreveu durante aula. 
 
Flávio, que vai tentar a Escola de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), acredita que um dos mais importantes benefícios da utilização deste meio auxiliar é o foco na atenção: “Para nós é um universo tão diferente que fica muito mais difícil se distrair”. Além dele, Cristiellen, 21, acha ótimo o fato que não precisar copiar a matéria: “Recebemos tudo por e-mail e não perdemos tempo demias copiando. Fica só o essencial”, esclarece.
Para Diego Cassimiro, 19, que pretende passar na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (Especex), a utilização de meios auxiliares como o quadro são uma tendência que poderá se firmar daqui a alguns anos. “O mundo evolui e todos temos que nos atualizar com ele”. A professora Ignez também partilha da mesma opinião, e aprofunda: “Todo o meio auxiliar e tecnológico na educação, tende a se firmar. Cada vez mais se percebe que não se deve apenas esgotar tudo o que tem dentro de uma apostila. Temos um mundo de informações interessantes à nossa disposição através da internet. Buscamos um caminho mais prático e rápido que auxilia no resultado final. Buscamos todo o tempo por qualidade, e neste caso o quadro foi um meio auxiliar importantíssimo”.

Ação e reação

Conta de luz, compra de equipamentos de segurança e bom servidor de internet. Quem busca as vantagens de um quadro interativo tem que ter a consciência de que os gastos não serão os mesmos. Além disso, o quadro em si ainda é um equipamento muito caro, apesar de resistente e com bom tempo de garantia. Ignez afirma que uma aquisição como essa requer uma reflexão sobre aquilo que você realmente espera para seu ambiente de ensino.

“Vemos o aumento da conta de luz e os gastos com segurança como parte do investimento que fizemos e para nós está gerando os frutos esperados. Quando se investe em qualidade e ensino tudo fica favorável. É pelos alunos e pelo valor da educação que acreditamos passar, que qualquer custo é invisível perto de um investimento tão certo”, conclui Ignez.



Fonte: Da Redação