É sabido que a redação na prova do ENEM tem grande peso na aprovação dos cursos mais cotados no Brasil. Sabe-se também que a carga de conteúdos que deve ser apreendida é muito extensa. Porém, o que se tem assistido nestes 26 anos de sala de aula pela professora Ten. Ignez é que o peso da redação é definitivo para se aprovar em qualquer curso oferecido pelas melhores universidades do Brasil e os estudantes, no afã de conseguirem se sair bem nas demais disciplinas, deixam para treinar redação muito perto dos concursos, o que traz muita angústia e ansiedade.

A orientação aqui oferecida é que se despenda um  tempo para a leitura de revistas e jornais, a fim de que se adquiram tanto os arquétipos linguísticos, próprios de articulistas desses meios de comunicação, como um vocabulário mais maduro e compatível com um nível universitário. Em seguida, é necessário começar a colocar no papel os pontos de vista adquiridos de maneira clara e objetiva, lembrando-se que não se pode escrever para si mesmo, deve-se escrever para o outro, portanto a linearidade de pensamento deve se fazer presente durante todo o texto para que não incorra em desvios de coesão e coerência.

Outro ponto que deve ser abordado são os elementos de ligação e de retomada das ideias, representados por preposições, pronomes e conjunções. Isso evita a repetição de palavras e traz a linearidade de ideias necessárias a um bom texto. Caso contrário, a redação pode parecer uma colagem de ideias sem se estabelecer a conexão entre elas.

Enfim, o ideal é que se peça a alguém para ler o que se escreveu, a fim de avaliar se a mensagem foi enviada e bem aceita pelo leitor ou se houve algum ponto que não ficou bem claro, para que se possa reescrevê-lo e torná-lo o mais claro possível.

Leia tudo sobre globalização e seus efeitos na modernidade; sobre as descobertas do ser humano e seus benefícios e malefícios; o desempenho profissional da mulher moderna no mercado de trabalho com causas e consequências para as famílias; os diferentes núcleos familiares se contrapondo ao estereótipo de família estabelecido pela sociedade há muitos anos; o problema do preconceito em todas as formas que aparece, incluindo o Bullyng; o problema da água no mundo; o problema do descarte de lixo; as tragédias com armas de fogo nas famílias e os massacres públicos no mundo; alteração climática mundial e as tragédias causadas por elas. Acredita-se que temas políticos que sejam polêmicos não tenham muita chance de se tornarem tema de redação, entretanto, as manifestações públicas reivindicatórias assim como a justiça no Brasil podem ser temas bem cotados para o ENEM.

O que dizer de um anjo?
Yuli, ex-aluna Pergamus, menina dedicada, concentrada, madura e determinada!
Menina NOTA 1000!!! Não só na REDAÇÃO, em todos os aspectos!!!
Você nos orgulha muito!!! Por sua simplicidade, altruísmo e obediência!
Agora, a Medicina veio para coroar esta pessoa maravilhosa por quem temos um enorme respeito e amizade!
Parabéns!!! Que Deus a abençoe nesta nova caminhada!!
Estamos aqui sempre torcendo por seu sucesso!!!
Beijosssssssssss da Tia Ig e de toda a equipe do Curso Pergamus.

Em função do número reduzido de alunos por sala, garanta já a sua vaga.Turmas  à tarde. Entre em contato conosco e saiba mais.

  

Mensagem Pergamus

O homem, em busca de sua evolução, deve estabelecer prioridades à sua vida em detrimento de muitas outras situações que lhe trariam maior prazer ou que poderiam lhe render maiores vantagens psicológica, física, afetiva ou monetária. Na estrada em que caminha, muitas encruzilhadas, trevos, forçam-no a fazer uma escolha e, com ela, obter coragem para enfrentar os obstáculos, aceitar as consequências, dominar os desafios e adquirir força para manter a obstinação de vencer. Assim deve ser o modo de agir e pensar de quem quer conquistar seus sonhos. Em contrapartida, o mestre deve saber que ensinar a quem sabe é fácil; a quem não sabe é uma obrigação e um desafio a ser superado; a quem não tem interesse é um martírio que deve ser suplantado com muito amor e maior dedicação. Enfim, a eterna busca do saber é o que faz com que a escala evolutiva humana seja aprimorada.

Ten. Ignez

Estudante login área restrita

Contator Visitas

60843
HojeHoje8
OntemOntem33
SemanaSemana8
MêsMês255
Desde 02/2008Desde 02/200860843